sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tecnologias assistidas e materiais adaptados

O principal objetivo da Tecnologia Assistiva é: "Proporcionar à pessoa portadora de deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade."...

Capacete com Ponteira

Descrições do material
São aparelhos ou adaptações fixadas no corpo, que quando utilizados facilitam a interação da pessoa com Paralisia Cerebral com o computador.É uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.



 Pulseira de pesos
Descrição do material 
Algumas pessoas com Paralisia Cerebral apresentam movimentos involuntários de pequena amplitude ( atetose) em diferentes partes do corpo . Tais movimentos, quando presentes nos membros superiores podem dificultar o processo de digitação. A Pulseira de pesos é utilizada para reduzir esses movimentos.

Mascara de teclado (Colméia)
Descrição do material
Placa de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada a uma certa distância acima deste, tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involutários pressione teclas indesejadas . 

Teclado Adaptado
Descriçao do material
Possui 7 (sete) lâminas que são adaptadas ao teclado tradicional. Além de substituem funções de uso do rato para pessoas com dificuldades motoras, essas lâminas podem auxiliar: no processo de alfabetização, na navegação na internet e no acesso a funções que exigem que se pressione duas teclas simultaneamente. O uso das lâminas poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do usuário.

Switch Mouse
Descrição do material 
É um dispositivo que substitui a ação do rato  convencional através de 7 (sete) acionadores de toque simples, permitindo os movimentos direcionais do cursor, clique simples ou duplo e clique direito do  rato. Cada acionador é uma caixa independente podendo ser disposta conforme a habilidade/necessidade do usuário. Apresenta chave liga/desliga para a função arrastar.

Acesso pelo olhar

Descrição do material
Permite ao utilizador controlar o computador apenas por olhar para o ecrã, possibilitando que pessoas que tenham movimentos muito limitados consigam, por exemplo, comunicar de uma maneira independente utilizando software de comunicação existente no mercado.
 Brinquedos adaptados
Descrição do material
            Os brinquedos adaptados estão preparados para serem accionados usando um manípulo (ou switch), ou outro método de interacção indirecta.


          Standing frame

          Descrição do material        É um dispositivo que ajuda as pessoas que têm uma mobilidade reduzida, principalmente as que usam cadeiras de rodas. Rste aparelho oferece alternativas de posicionamento, nomeadamente na posição de pé proporcionando maior autonomia e participação em actividades diferentes.


        Adaptadores especiais para material escolar

        Descrição dos materiais
        Adaptador de lápis feito com arame maleável, comprado em lojas de material de construção.



Tesoura adaptada com arame revestido exige o movimento de fechar a mão.

        Podemos confeccionar adaptadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolos para pintar e tubo de cola colorida, utilizando espuma grossa ou várias camadas de espuma fina.
 
        Suporte para afia em madeira.


     Mais um adaptador de Lápis, feito com bomba de sugar leite materno, encontrada em farmácias.



Bom Trabalho para todos!

3 comentários:

  1. Muito útil esta partilha. obrigada Ana Lúcia Pereira

    ResponderEliminar
  2. Oi Ana!
    Boa noite!
    Preciso urgente compra esse capacete com ponteira onde posso encontrar, por favor me ajude!!! rosimquintela@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. bom dia .tenho interesse em adquirir o capacete para digitacao. como fazer?

    ResponderEliminar